27.1.10

E DEUS FEZ OS COMEDIANTES

 
“Meu palpite é de que não existem cem grandes comediantes profissionais masculinos ou femininos, no mundo inteiro. Eles são uma mercadoria mais rarae valiosa do que todo o ouro e pedras preciosas no mundo. Mas como riem de nós, não acredito que as pessoas realmente compreendam como somos essenciais para a saúde delas. Se não fosse pelo breve descanso que damos ao mundo com nossa insensatez, o mundo veria suicídios em massa em quantidades favoravelmente comparável à taxa de mortalidade dos lemingues.
Tenho certeza de que quase todos vocês conhecem a história do homem que, desesperadamente doente, vai a um analista e diz ao doutor que perdeu seu desejo de viver e que está seriamente considerando o suicídio. O doutor escuta esse discurso de melancolia e então diz ao paciente que ele precisa é de uma boa gargalhada. Aconselha ao pobre homem que vá ao circo aquele dia e passe a noite rindo de Grock, o palhaço mais engraçado do mundo. O doutor completa: “ Depois de ter visto Grock, tenho certeza de que você ficará muito mais feliz.” O paciente se levanta, olha tristemente para o doutor, vira-se e caminha até a porta. Quando ele vai se retirando, o doutor pergunta. “ O senhor não me disse o seu nome?” O homem se vira para o analista com seus olhos tristes.
- Eu sou Grock.
Quando um homem engraçado representa um papel sério sempre me dá uma dor profunda ver a crítica histericamente jogar chapéu para o ar, dançar nas ruas e soterrar o Cômico com fama de glória. Por que isto deveria provocar tal assombro e entusiasmo aos olhos dos críticos sempre me espantou. Acredito que não exista um comediante vivo que seja incapaz de fazer trabalhos de primeira classe num papel dramático. Mas são pouquíssimos os atores dramáticos que poderiam tentar um papel cômico com alguma distinção. David Warfield, Ed Wynn, Walter Houston, Red Buttons, Danny Thomas, Jackie Gleason, Jack Benny, Louis Mann, Charles Chaplin, Buster Keaton e Eddie Cantor são todos comediantes de primeira linha que interpretaram papeis dramáticos, e são todos quase unânimes em dizer que, comparado a fazer graça, a atuação dramática equivale a duas semanas de férias no campo.
Para lhes convencer de que esta não é uma idéia exclusivamente minha, aqui estão as palavras de S.N. Berman, um dos nossos melhores autores de teatro:
“ Qualquer autor que tenha sobrevivido à agonia de formar um elenco lhe dirá que o ator que sabe representar uma comédia é a pessoa que devemos procurar. A intuição cômica entra no coração de uma situação humana com uma precisão e uma velocidade inatingíveis de outra maneira. Um grande ator cômico fará isso com uma inflexão de voz tão certeira como o rápido movimento de pulso do esgrimista virtuose.”
No entanto, os críticos sempre se surpreendem.”
Groucho Marx
Posted by Picasa

No comments: